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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42632

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Título: Reforma do ensino médio: as consequências na formação da juventude
Autor(es): SILVA, Érika Alliny Lopes da
Palavras-chave: Ensino médio – reforma curricular; Ensino médio – formação de jovens
Data do documento: 6-Dez-2019
Abstract: O ensino médio é uma etapa importante na formação dos jovens, mas durante o ano de 201 7 passou por mudanças estruturais no seu currículo, advindas do atual cenário político brasileiro. Para refletir acerca das reformas ocorridas, propôs-se com este estudo realizar uma revisão da literatura sobre o tema na perspectiva de uma abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa básica de caráter exploratório. Com base na revisão foram selecionados um total de dez artigos localizados em portais científicos como o Periódicos da capes e bases de dados como Scielo, Google acadêmico. A partir dos resultados, foi visto que a reforma do ensino médio se deu de forma ampla em suas intencionalidades, permitindo identificar elementos tais como: interesses políticos, interesses econômicos, aspectos ideológicos, objetivos implícitos, impacto curricular, concepção de educação e concepção do sujeito. Diante disso, acredita-se que a reforma do ensino médio está pensada e fundamentada não apenas na educação, visa permanência da hegemonia tecnicista, na qual os indivíduos obtêm uma visão utópica de sua autonomia. Os itinerários formativos supõem que os jovens têm poder de escolha, a partir da ideia da “preferência” pela área de conhecimento a ser estudada no Ensino médio, baseando-se em uma premissa educacional que não condiz com a realidade presente no país.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42632
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

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